O Cardeal Angelo Sodano, Legado Pontifício e decano do Colégio Cardinalício, convidou ontem na celebração da Santa Missa com a qual se enclausura o 10° Congresso Eucarístico Nacional na Catedral Matriz de Toledo a divulgar a mensagem de Jesus para construir "um mundo mais justo, mais fraterno". "Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária", assinalou o purpurado.

"A Eucaristia, que atualiza a entrega de Jesus pelo mundo inteiro, leva-nos a que cada um de nós seja também 'pão partido' para o serviço de todos, e a construir um mundo mais justo, mais fraterno. Convida-nos a que nos comprometamos com todos nossos irmãos para enfrentar os desafios atuais e para fazer da terra um lugar no que se viva bem, como irmãos em Cristo".

Em sua homilia indicou logo que "o Papa Bento XVI nos recordou também que não podemos guardar para nós o amor que celebramos no Sacramento. Este exige por sua natureza que seja comunicado a todos".

Assim, recordou que Jesus no Cenáculo instituiu a Eucaristia sob as espécies do pão e do vinho. "Aquela transformação era o início de muitas outras: a primeira, a de cada um de nós no Pão de vida que recebemos. A partir daí, a transformação do mundo, para que chegue a ser um mundo de ressurreição, um mundo de Deus, para louvor e glória da Santíssima Trindade, em cuja Solenidade encerramos este Congresso", ressaltou.

O Cardeal Angelo Sodano propôs que, na conclusão do Congresso Eucarístico, se olhe para a Eucaristia "como uma epifania do amor de Deus, contemplando, adorando e agradecendo ao Senhor por esta contínua presença sua em meio de nós". "É este também a mensagem que vos envia, através de mim, o Santo Padre Bento XVI", acrescentou.

"A presença de Deus em meio de nós se realiza de vários modos, mas é na Eucaristia onde encontra sua forma mais alta e para celebrar esta divina presença se realizam os Congressos Eucarísticos em nossas comunidades eclesiásticas, em nível internacional e nacional, como estamos fazendo hoje em Toledo, no coração desta histórica comunidade cristã da Espanha", afirmou.

Neste sentido, recordou que o Patrono dos Congressos Eucarísticos é precisamente um santo espanhol: São Pascal Bailón, "homem de uma profunda devoção eucarística, que caracteriza toda sua espiritualidade". "O testemunho de fé na Eucaristia por parte deste grande santo da Espanha permaneceu sempre vivo na Igreja até nossos dias", asseverou.

Do mesmo modo, assinalou que "o Senhor quis ficar conosco como pão de vida. "Quem se alimenta de Cristo na Eucaristia não tem que esperar o além para receber a vida eterna: possui-a já na terra como adianto da plenitude futura. Com efeito, na Eucaristia recebemos também a garantia da ressurreição corporal ao final do mundo", disse.

Por último, "para percorrer tão ambicioso itinerário" o purpurado propôs recorrer à intercessão da Mãe de Deus: "tu Maria, ajuda-nos a santificar nossas vidas e nos ajude em nossa missão para anunciar a todos os homens de boa vontade o Evangelho da esperança, confiados na contínua presença do Senhor no coração do mundo, seguros da perene validez de sua promessa", concluiu.