O Santuário Nacional acolheu neste fim de semana, a 2ª Peregrinação das Famílias ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, organizada pela Pastoral Familiar da CNBB, o evento reuniu mais de cem mil pessoas na casa da “Mãe de Deus e Nossa” e exaltou o valor da família para a sociedade brasileira. O evento teve por objetivo promover uma reflexão sobre o aspecto formador de valores humanos da família.

Entre as reflexões compartilhadas pelos vários bispos que presidiram diversas celebrações eucarísticas ao longo do fim de semana, Dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo, bispo emérito de Mogi das Cruzes, refletiu sobre essa a família como escola de vida cristã.
“Se nós construirmos uma família como o Senhor Deus quer, nesta família temos, de certa maneira, uma verdadeira escola, uma verdadeira academia onde aprendemos a viver”, completou Dom Paulo Antonino em declarações reunidas pelo portal www.a12.com, o site oficial do santuário de Aparecida.

Por outro lado Dom Nelson Westrupp, Bispo Diocesano de Santo André (SP) falou da importância da 2ª Peregrinação Nacional das famílias, encerrada na missa das 18h, deste domingo (30).
“Segundo Papa Bento XVI a família está no coração de Deus. Trabalhar pela família e pelo futuro é uma missão digna. É uma missão luminosa, pois estamos defendendo os verdadeiros valores da humanidade e ajudando na construção do Reino de Deus”, destacou o prelado catarinense.

O bispo rogou também as bênçãos da Santíssima Trindade, cuja solenidade coincidiu com ao encerramento da peregrinação, por todas as famílias:
“Senhor, fazei com que a família cristã, imagem de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, seja uma autentica Igreja Doméstica, formadora de valores humanos e cristãos, a exemplo de Jesus, Maria e José. Dai-nos a graça de caminhar no espírito de Nazaré”.

Romarias de várias partes do Brasil estiveram presentes durante todo o domingo, 30, nas Celebrações Eucarísticas que aconteceram no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida. A peregrinação é organizada pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.
O tema do evento deste ano foi “Família, formadora dos valores humanos e cristãos”. Muitos bispos e sacerdotes acompanharam as romarias de suas dioceses e paróquias.