Depois do ataque das forças de segurança israelenses contra um dos navios de uma frota internacional de ativistas pró-palestinos que se dirigia à franja da Gaza, no qual morreram ao menos 14 pessoas e dezenas resultaram feridas, o Diretor do Escritório de imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, expressou pesar e preocupação e reiterou chamado à paz do Papa Bento XVI.

Respondendo às perguntas dos jornalistas, assinala Rádio Vaticano, o sacerdote jesuíta destacou que este ataque é um "fato muito doloroso, em particular pela perda inútil de vidas humanas. A situação se segue no Vaticano naturalmente com grande atenção e preocupação".

Também manifestou que "como se conhece, a Santa Sé é sempre contrária ao emprego da violência –de qualquer parte que provenha–, porque torna sempre mais difícil a busca de soluções pacíficas, que são as únicas clarividentes".

"O Papa, que se transladará dentro de poucos dias precisamente à zona do Oriente Médio, proporá com perseverança a mensagem da paz", concluiu.