Bento XVI enviou uma mensagem ao Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, agradecendo o “carinho” com que foi recebido em Lisboa e o “grande e frutuoso empenho na convocação e dinamização da Eucaristia no dia 11 de Maio”.

Na mensagem datada de 19 de Maio, e divulgada pela agência Ecclesia do episcopado português, o Papa assinala que guarda “na memória e no coração” as “imagens daquela assembléia litúrgica apinhada no Terreiro do Paço, vibrante de fé e serenamente devota, dando provas de ser um povo que ama a Deus e se sente amado por Deus”.

O Papa faz votos para que a diocese dê fruto “na paz e alegria de Cristo-Rei”, dando continuidade ao testemunho “de São Vicente e de tantos outros Santos”, a quem foi dado “reacender a esperança no coração e na vida diária dos homens e mulheres”, “lembrando-lhes Deus como meta final do seu caminho”. São Vicente, diácono da Igreja de Saragoça que morreu mártir em Valência (Espanha) durante a perseguição do imperador romano Diocleciano, é o padroeiro principal do Patriarcado.

A missiva termina com a “Bênção Apostólica” concedida a “todos os filhos e filhas do Patriarcado de Lisboa, com menção especial dos idosos e doentes, dos jovens e crianças”.