Em notas de imprensa recentemente divulgadas as dioceses do Rio de Janeiro e a diocese de Leiria-Fátima em Portugal esclarecem o caso do sacerdote acusado de atos de pedofilia e recentemente encarcerado no Rio. Ambas circunscrições eclesiásticas tomam distância do deplorável comportamento deste sacerdote cujas funções eclesiásticas foram suspensas pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e do qual a diocese de Fátima jamais teve conhecimento como assinalam os comunicados reproduzidos na íntegra abaixo. Ambos os textos estão assinados pelos assessores de imprensa das mencionadas dioceses.

Diocese de Leiria-Fátima
Gabinete do Bispo Diocesano

Foi com grande surpresa e profunda consternação que a Diocese de Leiria-­-Fátima tomou conhecimento, pelos meios de comunicação social, dos factos de que é acusado o P. Marcin Strachanowski, ocorridos no Brasil, na região de Rio de Janeiro. Marcin Strachanowski esteve ao
serviço desta Diocese desde 21 de Junho de 2007 até 1 de Junho de 2008. Por nomeação do Bispo diocesano exerceu funções de capelão no Santuário de Fátima, prestando assistência religiosa aos peregrinos de língua polaca e portuguesa. Durante o tempo da sua permanência nesta Diocese não houve queixas relativamente ao seu comportamento, suspeitas ou indícios relacionados com a situação agora vinda a público. Também não era do conhecimento dos responsáveis diocesanos que no seu passado tivesse havido situações do género das que tomamos agora conhecimento.

O primeiro pensamento do Bispo de LeiriaFátima e dos responsáveis pelos sectores em que o P.  Marcin prestou serviço dirige-se antes de mais para aqueles que tenham sido vítimas deste seu comportamento absolutamente inaceitável e sem qualquer desculpa,  e para todos os que se sentem desiludidos pela sua conduta.

Esperamos que tanto no foro civil como eclesiástico se possa conhecer a verdade dos factos,
devendo o próprio ser responsabilizado pelos actos de que for considerado culpado.  Desejamos
ainda que Marcin Strachanowski tenha uma oportunidade para recompor a sua vida pessoal,  encontre
o necessário equilíbrio psíquico e a coerência com os valores cristãos. Marcin Strachanowski é um presbítero da diocese de Cracóvia (Polónia), que desde 1997 presta serviço pastoral na arquidiocese
do Rio de Janeiro (no Brasil). Em carta datada de 7 de Março de 2007,  solicitou ao Bispo de
Leiria-Fátima autorização para trabalhar pastoralmente nesta diocese, de preferência no Santuário de
Fátima.
 
Depois de recolhidas as devidas informações dos Arcebispos de Rio de Janeiro e de Cracóvia,  perante diversos atestados de idoneidade e recomendações favoráveis, o Bispo diocesano admitiu-­-o para
o trabalho pastoral em Fátima.

Em Maio de 2008, o próprio comunica ao bispo desta diocese que, com autorização do seu bispo de
origem, regressaria no mês seguinte ao Brasil,  para aí exercer novamente o ministério sacerdotal.

Nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Ao tomar conhecimento da decretação da prisão preventiva de um sacerdote polonês nesta cidade, a Arquidiocese do Rio de Janeiro lamenta o ocorrido, principalmente com as pessoas envolvidas, especialmente as possíveis vítimas, e esclarece que o referido sacerdote já se encontra suspenso de suas funções paroquiais e, além do processo criminal, existe o processo canônico que foi instruído pelo Tribunal Eclesiástico que, a seu tempo, tomou as devidas providências.

A Assessoria de Imprensa esclarece que as atitudes já tomadas serão mantidas e os advogados constituídos pelo próprio padre estarão acompanhando a questão enquanto se aguarda o desenvolvimento desse atual processo.