Ante uma Catedral repleta de fiéis, o Arcebispo de Los Angeles, Cardeal Roger Mahony, deu as boas-vindas ao novo Arcebispo Coadjutor desta sede, Dom José Horacio Gómez, de origem mexicano, de quem afirmou que deverá trabalhar, junto a outros prelados dos Estados Unidos, por uma política de imigração justa que respeite a dignidade de todos.

Em sua homilia, o Cardeal assinalou que a tarefa do Bispo faz que ele conduza as ovelhas a ele confiadas "dentre todos os povos e as reúne das nações estrangeiras, uma deferência bem apropriada à imensa realidade multicultural de Los Angeles".

Seguidamente ressaltou que "o bom pastor de Los Angeles terá que trabalhar sem descanso por políticas justas de imigração e pela dignidade de cada imigrante" ao que a assembléia respondeu com fortes aplausos.

Em sua homilia em inglês e espanhol, o Cardeal recordou logo que "Cristo é o coração e a essência da verdadeira comunidade da Igreja. Jesus, só Ele é o Pastor supremo de seu rebanho".

O Cardeal comentou logo: "o bastão é passado ao Arcebispo Gómez. Vai-se Mahony, chega Gómez. Só Cristo permanece. A vida da Igreja não tem seu fundamento nem futuro em nenhum de nós", em referência à sucessão automática que se dará entre ambos quando o Cardeal faça 75 anos de idade, em 27 de fevereiro de 2011.

"A leitura de Ezequiel descreve os vários aspectos do pastor que seguem sendo hoje tão originais e exigentes como o foram em tempos do profeta Ezequiel. O pastor se encontra em meio das ovelhas, as conduz, não as dirige", prosseguiu.

O Cardeal Mahony afirmou também que "o pastor alimenta e nutre ao rebanho, assim se enfatiza a importância do ofício de ensinar do bispo e de ajudar na formação do nosso povo na vida do espírito".

"O pastor vai em busca das ovelhas perdidas. Aquelas que se desviaram, as perdidas e as doentes, anunciando uma nova evangelização. O pastor e as ovelhas deverão ser juntos um farol de esperança para os jovens e os que estão nas margens da sociedade".

Na parte final de seu discurso, o Arcebispo sublinhou que "somos uma comunidade de discípulos de Jesus Cristo que estamos no coração e no centro do plano do Pai. Estou entusiasmado de que você Arcebispo Gómez tenha prestado atenção particular a uma evangelização contínua em sua missão para a Igreja".