Em uma carta enviada ao Papa Bento XVI em 24 de maio, Festa de Maria Auxiliadora, o Reitor Maior da Congregação Salesiana, Pe. Pascal Chávez, expressou que os membros da espiritualidade de Dom Bosco "compartilhamos as preocupações do momento presente, pedindo ao Senhor, que purifique nossas vidas e purifique a Igreja".

Na missiva, assinada pelo Conselho Geral da Congregação, os perto de cem bispos e cardeais salesianos e enviada ao Santo Padre através do Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone (também salesiano), os membros da congregação manifestam "à Sua Santidade o afeto, a proximidade, a plena disponibilidade que Dom Bosco nos ensinou a viver em relação ao Santo Padre e toda a Igreja".

"Compartilhamos as preocupações do momento presente, pedindo ao Senhor que purifique nossas vidas e purifique a Igreja para poder ser anunciadores do Evangelho, sobre tudo aos jovens", acrescentou.
 
Do mesmo modo, os membros asseguram ao Supremo Pontífice "cultivar na Congregação e na pessoa de nossos irmãos Bispos, uma profunda renovação espiritual e o compromisso da Família Salesiana na educação e evangelização dos jovens que freqüentemente aparecem como ovelhas sem pastor".

A carta foi enviada ao concluir o encontro dos 90 bispos salesianos de todo o mundo em Turim com o Reitor Maior da Congregação e os membros de seu Conselho. O encontro se realizou com ocasião do 150° aniversário da fundação da Congregação Salesiana, o centenário da morte do primeiro Sucessor de Dom Bosco, o Beato Miguel Rúa e o 125° aniversário da ordenação Episcopal do primeiro Bispo salesiano, Dom Juan Cagliero.