Em uma Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles totalmente repleta para a Missa de boas-vindas ao novo Arcebispo Coadjutor de Los Angeles -a arquidiocese com maior presencia latina nos Estados Unidos- Dom José Horacio Gómez, afirmou que "ninguém é estrangeiro para Deus e ninguém é um estrangeiro para outros".

Na Missa de boas-vindas celebrada na tarde de ontem à qual assistiram umas quatro mil pessoas, 50 bispos de dentro e fora dos Estados Unidos e 411 sacerdotes, se destacaram os discursos, petições, orações e cantos não só em inglês e espanhol a mas também em outros idiomas como o chinês para mostrar a diversidade cultural da arquidiocese de Los Angeles.

Dom Gómez, quem se converterá automaticamente no Arcebispo titular de Los Angeles quando o Cardeal Roger Mahony cumpra 75 anos no próximo 27 de fevereiro de 2011, começou seu discurso agradecendo "às formosas boas-vindas" e fazendo uma brincadeira: "quase duas homilias pelo mesmo preço… embora ambas sejam grátis, é um bom negócio".

Dirigindo-se logo ao Cardeal Mahony, ainda Arcebispo titular de Los Angeles, Dom Gómez pediu ao Cardeal que agradeça o Papa Bento XVI por havê-lo designado para esta importante arquidiocese e pediu dizer ao Papa que "trabalharei com todo meu coração neste serviço. Diga-lhe que trabalharei com todas minhas forças, expresse a ele meu amor filial".

Em seu discurso pronunciado em inglês e espanhol, o Arcebispo Coadjutor ressaltou que "todos e cada um dos que estamos aqui nesta imponente catedral somos discípulos que temos a responsabilidade da grande missão da Igreja. Nossa missão é a de Cristo, proclamar a boa nova de que Ele é Deus, que Ele é maior que a morte. Devo servir e aprender com vocês e a continuar a missão já iniciada nesta histórica sede".

Depois de agradecer pelos 25 anos de serviço do Cardeal Mahony e saudar todos os membros da arquidiocese de Los Angeles, Dom Gómez assinalou a urgência de defender a vida, desde a concepção até a morte natural, de todos, especialmente dos que não têm podem falar por si próprios.

Seguidamente, primeiro em espanhol e logo em inglês, o Arcebispo disse: "peçamos hoje que esta Igreja seja sempre um sinal de que Deus está conosco e em cujo olhar amoroso ninguém é um estrangeiro para Ele e ninguém é um estrangeiro para outros. Todos somos iguais aos seus olhos", o que provocou que a catedral inteira estalasse em aplausos.

Referindo-se à diversidade cultural de Los Angeles, o Prelado assinalou que "podemos ver que nossa Igreja é católica aqui em Los Angeles. Podemos ver aqui o que Deus quer para todos. Somos todos uma família de Deus, composta por diversos idiomas".

Depois de ressaltar que necessitará o apoio de todos os católicos de Los Angeles, o Arcebispo se dirigiu aos sacerdotes a quem recordou que "são homens de Deus e de grande coração, são os primeiros colaboradores no trabalho da Igreja de Deus. Levem a Deus às pessoas e as pessoas a Deus. Irmãos, o sacerdócio é a alegria de minha vida e me alegra estar com vocês para servir à Igreja. Quero conhecê-los todos e cada um de vocês".

Visivelmente emocionado, o Arcebispo fez uma pausa e comentou em espanhol: "não posso acreditar que esteja aqui, isto é assombroso" ao que todos responderam novamente com aplausos.

Depois de comentar que sua família estava presente na Catedral e brincar ao comentar que "estão se entrosando bem", o Prelado recordou que "este Deus a quem servimos é um Deus de surpresas. Rezemos a Ele para que faça que os sacerdotes respondam generosamente ao chamado que a eles feito. Que faça fiéis os religiosos, diáconos, os leigos das comunidades eclesiásticas e dos movimentos".

"Para grandes coisas nascemos. Cada um de nós foi feito por Deus para grandes coisas. Não há alma que não deva ser tocada pela mensagem de amor de Deus. Podemos oferecê-las a Deus".

Logo depois de pedir orações por seu novo cargo pastoral, o Arcebispo Coadjutor de Los Angeles afirmou que "nestes dias estive pensando muito em minha família. Minhas irmãs e seus maridos estão aqui hoje. Sem dúvida eu gostaria que meus pais pudessem estar conosco". Emocionado novamente até as lágrimas acrescentou: "estou seguro que nos acompanham do céu com os Santos e os Anjos".

A seguir voltou a fazer uma brincadeira, da qual tirou uma lição: "é complicado falar inglês sem sotaque. Minha mãe quis que aprendesse e não dei importância. É um grande ensinamento que me deixou assim minha mãe: sempre dar importância ao que dizem os pais. Se choro é culpa de minha mãe".

Dom Gómez agradeceu logo a Deus pela graça de "viver em um lar católico, através dele pude ver o amor do Senhor Jesus por mim. As orações de meus amigos me ajudaram em minha missão como bispo. Não tenho palavras para agradecer tudo o que ele fez por mim".

"Nossos pais nos ensinaram que temos uma Mãe no Céu, Nossa Senhora de Guadalupe que nos ama. Confio a Ela meu serviço e todos vocês. Muito Obrigado a todos por esta calorosa acolhida", concluiu o novo Arcebispo Coadjutor de Los Angeles.

Ao final do discurso de Dom Gomez, o Cardeal Mahony convidou o novo Arcebispo Coadjutor a sentar-se na sede (cadeira do Bispo) da Catedral de Los Angeles, ante os calorosos aplausos dos assistentes.