O Papa Bento XVI em mensagens enviadas aos bispos de Fátima e Porto, Dom António Marto e Dom Manuel Clemente, e afirma conservar, “na memória e no coração”, a “assembleia imensa” que se reuniu no Santuário de Fátima a 12 e 13 de Maio para louvar “numa só voz a Santíssima Trindade” e saudar “com milhares de lenços brancos a sua Mãe, a Virgem Maria” e que guarda «na memória e no coração» as imagens da missa na Avenida dos Aliados.

Na mensagem divulgada pela agência ecclesia do episcopado lusitano enviada ao bispo de Leiria-Fátima, , D. António Marto, o Papa agradece a todas as pessoas que o receberam com “carinho” e “tudo predispuseram da melhor maneira" para que "pudesse homenagear a Virgem Mãe e proclamar as suas glórias à multidão incontável que lá se reuniu”.

“Possa a comunidade eclesial de Leiria-Fátima, que o Senhor Bispo apascenta, frutificar na paz e alegria do Senhor prosseguindo no rasto dos Beatos Francisco e Jacinta e de tantos outros Santos”, afirma a carta datada de 19 de Maio. O Papa termina a missiva com uma “Bênção Apostólica”, concedida a “todos os filhos e filhas da diocese", com "menção especial dos idosos e doentes, dos jovens e crianças”.

Da mesma forma Bento XVI agradeceu a D. Manuel Clemente, bispo do Porto o «carinho» com que foi recebido nesta diocese portuguesa e diz guardar «na memória e no coração» as imagens da missa na Avenida dos Aliados.

O Papa agradeceu ao bispo do Porto o “carinho” com que foi recebido na cidade e, “de modo particular, pelo grande e frutuoso empenho na convocação e dinamização” da missa celebrada a 14 de Maio.

“Guardo indeléveis, na memória e no coração, as imagens daquela assembléia litúrgica apinhada na Avenida dos Aliados e ruas convergentes, vibrante de fé e serenamente devota, dando provas de ser um povo que ama a Deus e se sente amado por Deus”, escreveu Bento XVI.

Na mensagem, com data de 19 de Maio, o Papa faz votos para que a diocese possa “frutificar na paz e alegria”, prosseguindo “no rasto de Nossa Senhora de Vandoma e de tantos Santos a quem foi dado reacender a esperança no coração e na vida diária dos homens e mulheres”.

“Imploro do Espírito Santo renovada efusão dos seus dons sobre o ministério de D. Manuel, seus Bispos Auxiliares e clero para levarem o seu povo a repousar e saciar-se em Deus”, assinala o Papa.
A carta termina com a referência à “Bênção Apostólica” concedida por Bento XVI “a todos os filhos e filhas da diocese do Porto, com menção especial dos idosos e doentes, dos jovens e crianças”.