O Bispo de Obeid (Suam), Dom Macram Gassis, advertiu que com a recente vitória eleitoral do Presidente Omar al Bashir, acusado por crimes contra humanidade em cortes internacionais, poderia rebrotar a violência no país. O conflito e a guerra, advertiu, não contribuiriam para nada ao futuro do país que viveu em conflito durante muitos anos.

O Prelado denunciou que o Exército de Liberação e os militares em Kartum estão armando-se. "Só é necessário um disparo e voltaremos para o bosque (onde muitas pessoas viveram durante os 21 anos de guerra civil", alertou.

Sobre este perigo Dom Gassis assinalou que "estamos nas mãos de Deus. Pedimos a Deus que nos salve disto e da volta às armas que não solucionam o problema. Não sabemos qual, será a solução, mas seguimos rezando, estamos em Suas mãos, somos Seus filhos".

Para chamar a atenção sobre esta crise, a Catholic Radio and Television Network (CRTN) e a plataforma multimídia da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre www.wheregodweeps.org (em inglês) proporciona uma série de estatísticas, um breve documentário sobre a situação dos católicos no Sudão, assim como algumas entrevista com líderes católicos deste país africano que mostra as lutas dos fiéis nesta nação para viverem sua fé.