Desconhecidos irromperam na Igreja Santa Rosa de Lima na localidade de Maywood e a profanaram cravando uma faca em uma imagem da Virgem do Guadalupe e ademais escreveram 666 com molho de tomate nas paredes, defecaram no auditório paroquial e sacudiram tudo em seu trajeto.

A respeito disto o Pe. David Velásquez assinalou que "estamos tristes pelo que ocorreu, mas mais que pelo dano que causaram, estamos preocupados com a agressão ao coração destas pessoas. Acredito que estas ações refletem o que acontece em seus corações (dos vândalos)".

O sacerdote indicou também que os desconhecidos "destruíram a imagem de Jesus e da Virgem Maria no hall da paróquia" que convoca majoritariamente latinos. "Fizeram um desastre nas instalações", denunciou o Pe. Velásquez.

Um dos paroquianos, Humberto Herrera, condenou esta agressão e comentou que "me incomodo porque esta é minha igreja. Não posso acreditar que alguém possa fazer algo assim".

O departamento de polícia assinala a respeito que "o vandalismo foi de uma natureza terrível. De fato é consistente com o que poderia chamar um crime de ódio".

O capitão Herb Aguirre explicou que até o momento não encontraram com os suspeitos desta deplorável ação que poderia ter sido realizada no domingo de noite ou na segunda-feira cedo pela manhã. Entretanto o policial indicou que os responsáveis foram gravados pelas câmaras de segurança e o que falta agora é identificá-los.