O Arcebispo de Piura (ao norte do Peru), Dom José Antonio Eguren Anselmi, alentou a defender a vida e a família, já que "quando a integridade e a estabilidade da vida familiar se fortalece, assim também acontece com a integridade e estabilidade da nação".

Assim o indicou o Prelado peruano em sua conferência "por que promover e defender a família?" no marco do "Congresso Família, Educação e Cultura: Desafios do hoje e amanhã" que se desenvolveu na cidade Piura de 20 a 22 de maio.

Em sua intervenção o Arcebispo exortou aos pais e às escolas católicas a que "não abdiquem em seu formoso dever de ser os primeiros educadores de seus filhos. Do mesmo modo, e em relação à realidade da vocação, peço-lhes que vejam em seus filhos um dom que Deus mesmo põe sob sua custódia e não uma propriedade da que se pode dispor ao próprio desejo ou capricho. Pais e educadores, ajudem os seus filhos na busca e acolhida de sua vocação, qualquer que esta seja".

Dom Eguren também animou a todos os presentes a comprometer-se ardorosamente a serem defensores da vida humana desde sua concepção até o seu fim natural: "em concreto, defender a vida dos seres humanos mais indefesos e pobres como são os concebidos não nascidos", insistiu.

O Prelado considerou logo que as reflexões do congresso ajudam a "compreender a importância que a instituição familiar tem para o presente e o futuro da humanidade e movam a uma promoção e defesa mais decidida da vida".