Ao menos 90 bispos salesianos de todo o mundo se reúnem até o dia 25 de maio em Turim com o Reitor Mor da congregação, o Padre Pascal Chávez Villanueva SDB, e os membros de seu Conselho.

A entrevista é na Casa Mãe de Valdoco em Turim e forma parte de uma série de aniversários e acontecimentos para a família salesiana como o 150º aniversário de sua fundação; o centenário da morte do primeiro sucessor de Dom Bosco, o beato Miguel Rúa; e a preparação para a celebração do bicentenário do nascimento de Dom Bosco que acontecerá no ano 2015.

No mundo há 119 bispos e cardeais salesianos. O tema central do encontro é "Carisma salesiano e Ministério Episcopal". As celebrações terão temas apropriados como a espiritualidade salesiana e o estado episcopal, a ação educativa e evangelizadora dos jovens.

O encontro servirá de marco à celebração da festa de Maria Auxiliadora, que em Valdoco e Turim tem uma grande tradição, assim como a conclusão da contemplação do Santo Sudário e o encontro dos noviços da Europa.