A Ação Católica Argentina (ACA) deu a conhecer a "Declaração Bicentenário" na que recordou os passos realizados pela Igreja e a sociedade desde 1810 para a independência do país que "reclama hoje de nós, ações coerentes, responsabilidade protagônica, participação democrática consciente, crítica e comprometida".

"Como Ação Católica Argentina –assinala a Declaração– queremos convidar a todos os homens de boa vontade a recriar os canais de participação cidadã que permitam que emirja novamente o melhor de nossa argentinidade, nossos sonhos e esperanças, a capacidade organizativa que produza frutos com eficácia, que promova o bem-estar e a superação principalmente dos irmãos com maiores necessidades materiais e espirituais".

"Não queremos viver detentos do desalento, da impotência, do temor. Promovemos a Cultura da Vida! Queremos recuperar a força vital das famílias, a vizinhança e os bairros!, precisamos confiar em nossos representantes através de uma interação sistêmica, orgânica, real", acrescenta.

Do mesmo modo, assinalaram aos governantes que os argentinos "necessitamos que dêem testemunho de grandeza, de generosidade, de solidariedade. Necessitamos que percorram caminhos eficazes para o consenso de políticas públicas, a governabilidade e a definitiva melhora das condições de vida de todos os argentinos".

Finalmente, a ACA convidou os cidadãos a pedirem "a Deus, fonte de toda razão e justiça, a alegria, a paz interior e a fortaleza para viver esta celebração da comunidade nacional, com espírito festivo e de generosa entrega; e que nos dê as forças necessárias para ser uma nação cuja identidade seja a paixão pela verdade e o compromisso pelo bem comum".