Cáritas do Chile e Serviço País, programa da Fundação para a Superação da Pobreza, anunciaram a campanha "Por um Chile inteiro", que busca beneficiar 1.500 famílias afetadas pelo terremoto e o tsunami que sacudiu o Chile no passado 27 de fevereiro.

Com a motivação "Que o esquecimento não seja uma das conseqüências do Terremoto", os organizadores da campanha assinalam que o objetivo é "compilar recursos através da conta do Banco do Chile 117-01 e a página Web www.porunchileentero.cl até o 4 de junho".

"O aporte solidário se canalizará na zona costeira das regiões de Libertador Bernardo O’Higgins, Maule e Biobío, onde as instituições trabalharão na recuperação e reconstrução física, material e social das pessoas, famílias e comunidades afetadas pelo terremoto e o tsunami, esperando chegar a um total de 1.500 famílias, o que beneficia a 6 mil pessoas afetadas", acrescentaram.

Segundo o Secretário Geral da Cáritas, Lorenzo Figueroa, a aliança entre ambas as instituições "é fundamental para desenvolver projetos que vão além da necessária ajuda humanitária, e que contribuam a que as famílias comecem a recuperar condições de vida digna".

"Temos que manter viva a solidariedade com tantos compatriotas que estão gravemente afetados pela catástrofe. Não podemos esquecê-los. A reconstrução do país é um processo de longo prazo que requer o compromisso de todos", acrescentou.

Com o aporte se levantarão "novas infra-estruturas produtivas familiares, assessorarão pequenas empresas locais, apoiarão organizações sociais na busca de soluções, e realizarão oficinas de atenção psico-social e mútuo cuidado".