Ao receber esta manhã o Presidente de República Dominicana, Leonel Fernández Reyna, o Papa Bento XVI alentou o mandatário e com ele a todo o povo deste país a defender a vida humana desde a concepção até a morte natural, assim como colaborar com o vizinho país do Haiti, devastado pelo terremoto do passado 12 de janeiro.

O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer que nas conversações desenvolvidas "em um clima de cordialidade, apreciou-se a grande contribuição que oferece a Igreja ao desenvolvimento do país, especialmente em campo educativo e sanitário, onde disposta uma atenção particular aos mais necessitados. Também se sublinhou a importância de seguir promovendo a vida humana, desde a concepção até à morte natural".

O Papa e o mandatário intercambiaram logo "opiniões sobre o compromisso das autoridades dominicanas para confrontar os problemas sociais que afligem a seu país".

Durante a conversação eles também falaram da situação internacional e regional. A respeito disto, pôs-se de manifesto "o papel da República Dominicana na organização das ajudas humanitárias ao Haiti".

O Presidente se encontrou logo com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, acompanhado  do Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.