Nesta Quinta-feira, 20 de Maio, pelas 18h00 horas, houve a entrega oficial de um exemplar completo de “A Bíblia Manuscrita” à Biblioteca Nacional, como foi anunciado desde o lançamento da idéia desta iniciativa, em 2003. A Bíblia Manuscrita estará em exposição na Biblioteca Nacional até 30 de Junho, e as suas páginas poderão ser consultadas online.

Estiveram presentes na cerimônia o Diretor da Biblioteca Nacional, Pires Aurélio e Maria de Jesus Barroso Soares, membros da Comissão de Honra de “A Bíblia Manuscrita”, bem como dirigentes da Sociedade Bíblica, que a promoveu.

Depois de uma cerimônia breve que marcou, simbolicamente, esta entrega, será inaugurada uma exposição dos 10 volumes deste exemplar de “A Bíblia Manuscrita” que contém a caligrafia dos cerca de 100 mil participantes na iniciativa, de todas as idades, regiões, estratos sociais e profissionais, e confissões religiosas do país lusitano.

Neste projeto, foram concluídos três exemplares manuscritos da Bíblia, cada um com mais de 12.500 páginas. O texto a partir do qual foi copiada a Bíblia - quer nas escolas, quer na edição nacional do projeto - foi o da tradução inter-confessional.

A Bíblia Manuscrita foi classificada pelo Ministério da Cultura como um projeto de “Superior Interesse Cultural” e nele participaram os titulares dos principais órgãos de soberania representados ao mais alto nível. O exemplar que agora se expõe, formado por 10 volumes, constitui uma doação da Sociedade Bíblica de Portugal à BNP, o qual passará a integrar a coleção bibliográfica nacional, na Divisão de Reservados.