O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias, assinalou que "o mundo necessita sacerdotes e missionários em 3D, que velem pela Doutrina, pela Disciplina e pela Devoção" no marco da conclusão do Ano Sacerdotal que termina em junho próximo.

Assim indicou o Cardeal em sua intervenção na assembléia geral das Pontifícias Obras Missionárias que se celebra em Roma. "Todo sacerdote, em seu processo de crescimento e em seu ministério, deve cuidar três dimensões: Doutrina, Disciplina e Devoção. Cuidar a Doutrina significa ser fiel à Palavra de Deus, ao Magistério da Igreja, observando as palavras do Santo Padre", disse.

A segunda, a Disciplina, continuou, "é muito importante hoje em dia, e se deve aprofundar mais nela. É a disciplina da mente e do corpo, sinal e fruto de uma maturidade humana e espiritual. Isto inclui a formação à castidade e às relações corretas com o sexo oposto; a gestão das discórdias e dos conflitos nas relações e na comunidade; a gestão do tempo livre e do uso das novas tecnologias".

"Pela Devoção, eu gostaria de destacar que o sacerdote, em cada pequena ação cotidiana, deve ter bem presente que é um homem de Deus, deve dar prioridade ao espírito, recordando que está no mundo, mas não é do mundo", adicionou.

Dirigindo-se aos sacerdotes e missionários presentes, o Cardeal Dias exortou a que "em geral sejam pessoas que ‘transpirem o sagrado’, especialmente na celebração da Santa Missa e ao administrar os sacramentos, ajudando o próximo a encontrar a pessoa vivente e operante de Jesus Cristo".

Todo sacerdote, como todo cristão, "tem em seu DNA o espírito da missão", do contrário "é um cristão mal formado ou ainda não bem formado", advertiu.

Como exemplo de sacerdote que viveu estas três dimensões, o Prefeito se referiu ao Cardeal John Henry Newman, que será beatificado em 19 de setembro pelo Papa Bento XVI em sua próxima viagem à Inglaterra.