Diferentes Bispos dos Estados Unidos, Canadá, México e outros países da América Latina e o Caribe se reunirão de 2 a 4 de junho em Washington para a "Consulta Regional de Conferências Episcopais sobre Emigração", evento que contará com a presença do Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes, Dom Antonio María Vegliò, e o Núncio Apostólico nos Estados Unidos, Dom Pietro Sambi.

Conforme assinala a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), os prelados dialogarão "sobre as realidades atuais dos emigrantes em seus respectivos países" como são as "condições que afetam a emigração tanto em países emissores como receptores; o tratamento que se dá aos emigrantes que residem ou se encontram em trânsito em seus países; o impacto nas comunidades que ficam atrás; as implicações que estas realidades têm no trabalho pastoral, de promoção e de políticas públicas, e em outros serviços por parte da Igreja".

Do mesmo modo, explica a USCCB, "em 3 de junho, os bispos e o pessoal de agências Católicas que lidam com as realidades das migrações humanas na região visitarão dois centros diferentes de cuidado pastoral e serviços para os imigrantes na Diocese de Arlington (Virginia). No dia 4 de junho também se encontra um diálogo com oficiais públicos americanos".

As consultas regionais surgiram da ampliação dos encontros regulares entre as respectivas comissões sobre emigração dos episcopados dos Estados Unidos e México, que começaram em 1999. A consulta se expandiu a outras conferências episcopais e pessoal associado envolto no trabalho de migração no Canadá, América Latina, Centroamérica e o Caribe. Em 2008, a consulta teve lugar em Tijuana, (México) e em 2009 em São Marcos (Guatemala).