O Escritório de Imprensa da Santa Sé comunicou hoje que no próximo 24 de junho, às 10:30 a.m. o Papa Bento XVI irá ao Centro "Dom Orione" de Roma-monte Mario para benzer a grande estatua de Maria "Salus populi romani" –que olha para Roma– depois de ter sido restaurada e colocada novamente na torre.

A grande estatua da Virgem, de 9 metros de altura, é de cobre, dourada, e tinha caído de sua base, de 19 metros, depois de um forte temporal com um vento violento, no último 12 de outubro. A queda causou forte comoção entre as autoridades e habitantes da capital, muito devotos da Virgem sob essa invocação pediram que a imagem fosse colocada em seu lugar o antes possível.

O mesmo Bento XVI, em uma mensagem ao Superior General da Congregação de Dom Orione, tinha expressado o desejo de que "a estátua fosse posta novamente quanto antes para a devoção de todos os romanos".

A breve peregrinação do Santo Padre, com a bênção da Virgem restaurada, assume um grande significado religioso e civil para toda a cidade, por ser esta estatua uma memória de eventos históricos gravados na consciência popular.

A visita do Papa ao Monte Mario coincide também com a "Festa do Papa" que cada ano a Família de Dom Orione promove em todo mundo, seguindo a tradição iniciada por São Luigi Orione.

Sucessivamente, o Santo Padre visitará o Mosteiro Dominicano de Santa Maria do Rosário no Monte Mario, onde encontrará às freiras de clausura. Neste lugar se custodiam a antiga imagem da Virgem Hagiosoritissa, conhecida como Virgem de São Lucas (século VII) e preciosas relíquias de Santo Domingo, da Santa Catarina de Sena e de outros santos e santas dominicanos. A volta do Papa ao Vaticano está previsto para o meio-dia.