Durante a celebração comemorativa pelos 400 anos da morte do grande missionário jesuíta da China, Mateo Ricci, os fiéis da diocese de Xangai inauguraram o “Ano de Mateo Ricci” invocando sua intercessão “pela unidade da Igreja na China” e elevaram suas orações “por sua pronta beatificação”.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, a inauguração do “Ano de Mateo Ricci” se realizou no dia 11 de maio no Santuário Mariano de She Shan, no marco de uma procissão Mariana, com a oração do Terço, uma peregrinação e uma Eucaristia.
Durante a celebração, o Bispo de Xangai, Dom Jin Lu Xian, confirmou “por enésima vez que a linha e o método de evangelização do Pe. Ricci são justos e adaptados à atualidade da missão evangelizadora na China”.

Por sua parte, o vice-diretor do Escritório para os Assuntos Étnicos e Religiosos de Xangai sublinhou que “a mais preciosa herança espiritual ricciana é a palavra ‘adaptar-se’, desejando que a Igreja católica possa adaptar-se à realidade a China, obtendo um são desenvolvimento na China, em coerência com a Igreja universal, para promover o são desenvolvimento da sociedade”.

Na mesma celebração, Dom Giuseppe Xing, Bispo Auxiliar diocesano, recordou ao melhor amigo e colaborador do Pe. Ricci, Paolo Xu Guang Qi, “primeiro católico mandarim”, quem goza de muita estima entre os fiéis chineses e de quem também se pediu a beatificação.
No mesmo dia da celebração pelo 400º aniversário do falecimento do Pe. Ricci, inaugurou-se o “The Xu-Ricci Dialogue Institute” (Instituto para o Diálogo Xu Guang Qi – Matteo Ricci), dedicado aos dois evangelizadores e que pertence à School of Philosophy da Universidade Fudan de Xangai, com o objetivo de “promover e contribuir ao intercâmbio acadêmico, cultural e religioso entre a China e ocidente”.