O Arcebispo de Toronto, Cardeal Aloysius Ambrozic, enviou uma carta aberta ao Primeiro-ministro canadense, Paul Martin, em que lhe pede bloquear os matrimônios entre pessoas do mesmo sexo.

Conforme informou The Global and Mail ontem, o Cardeal invocou a cláusula constitucional “Notwhithstanding” (não obstante), que autoriza às províncias a rechaçar a implementação de uma lei federal.

Esta cláusula, que pode ser utilizada para bloquear a Declaração de Direitos e Liberdades, é uma medida temporária que deve ser atualizada a cada cinco anos.

O Cardeal declarou que este período de cinco anos permitiria um maior debate e daria a oportunidade aos canadenses de “observar os experimentos sociais que  estão realizando” nos países onde estas uniões já são legais como a Bélgica e Holanda.

O líder do Partido Conservador, Stephen Harper, está em desacordo com o Cardeal Ambrozic já que, segundo ele, a “cláusula notwithstanding não é necessária”. Entretanto, Harper planeja lançar uma campanha nacional que defenda o matrimônio tradicional com avisos em periódicos e publicações religiosas.

"O governo federal precisa adotar uma lei que proteja a definição tradicional e a liberdade religiosa”, assinalou Harper ao Canadian Press.

Espera-se que o Partido Liberal, ao qual pertence Martin, apresente o projeto de lei para aprovar o matrimônio de pessoas do mesmo sexo em fevereiro e que este seja aprovado entre julho e agosto.

Se o Parlamento não aprovar a lei, os matrimônios do mesmo sexo seguirão sendo legais em Ontario, Quebec, British Columbia, Nova Scotia, Newfoundland, Manitoba, Saskatchewan e Yukon, localidades nas quais as cortes provinciais se pronunciaram declarando que a definição tradicional do matrimônio é inconstitucional.