O Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontíficio Conselho para a Família, apresentou hoje em Madri,  junto ao Cardeal Antonio María Rouco,  a edição castelhana do “Léxicon” sobre termos ambíguos e discutidos sobre a famílias a vida e questões éticas, editado na Espanha por edições  Palavra.

O livro é um dicionário que define claramente 98 vozes, entre conceitos e expressões usuais, que induzem ao erro a respeito da vida e da família: “interrupção voluntária da gravidez”, “direitos sexuais e reprodutivos”, “encarniçamento terapêutico”, “gênero”, “livre escolha (do aborto)”, “casamento de homossexuais” e  “sexo seguro”, entre outros.

O Cardeal López Trujillo afirma no prefácio da obra que “certas expressões aproveitam-se da pouca informação ou da ingenuidade dos que as empregam, os quais, seduzidos pela ambigüidade, não se dão conta do engano”.

“Pretende-se assim manipular a própria opinião pública, ocultando aspectos desagradáveis ou chocantes da realidade ou da verdade. Como os termos acunhados não precisamente inocentes, seus autores querem impulsionar os métodos para chegar aos fins que queiram alcançar, alterando o significado dos termos. Assim o fazem para evitar uma rejeição que eles mesmo consideram um risco normal”,  acrescenta o Purpurado.

O Cardeal López Trujillo expressa também seu desejo de que o Léxicon “seja um instrumento útil para a nobre e urgente causa da família e da vida”.

“Somos conscientes de que o terreno do equívoco é muito amplo. Nesta tentativa de esclarecer as ambigüidades mediante uma busca esforçada da verdade, guiados pela razaão e iluminados pela fé, em total obediência ao magistério, o leitor encontrará, como esperamos, os conteúdos genuínos e os objetivos que fazem parte da proclamação do evangelho ‘sem glosa’”, conclui.

O Léxicon foi elaborado, a pedido do Pontifício Conselho para a Família, por setenta e sete especialistas de dezoito países entre os quais figuram E. Sgreccia, Natalia López Moratalla, Michael Schooyans, Aquilino Polaino-Lorente, Alban D'Entremont, o Cardeal Angelo Scola, Gérard-François Dumont, William E. May, Jane Haaland Matlary, Grzegorz Kaszak e Beatriz Vollmer de Coles, entre outros.

O Léxicon em língua castelhana, além do prefácio do Cardeal López Trujillo, conta com uma apresentação do Cardeal Rouco e outra do Cardeal Francisco Javier Errázuriz, respectivamente presidentes da Conferência Episcopal Espanhola e do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).