O Vatican Information Service deu a conhecer hoje que de 20 a 22 de maio se realizará em Roma a 24° Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para os Laicos sobre o tema "Testemunhas de Cristo na comunidade política". Em um comunicado se destaca que o Papa Bento XVI "manifestou em diversas ocasiões a necessidade e a urgência de um compromisso renovado dos católicos na vida política".

Depois da inauguração dos trabalhos por parte do presidente do dicastério, Cardeal Stanislaw Rylko, estão previstas três conferências: do reitor da Universidade Católica do Sagrado Coração, de Milão, Lorenzo Ornaghi, falará sobre: “Política e democracia hoje: status quaestionis"; a segunda, a cargo do Cardeal Camillo Ruini, presidente do Projeto Cultural da Conferência Episcopal Italiana, sobre o tema: "Igreja e comunidade política: alguns pontos chaves" e por último, o Arcebispo Rino Fisichella, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, falará de "A responsabilidade dos fiéis leigos na política".

Também estão previstas duas exposições: a do historiador Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de São Egidio, sobre: "O que nos dizem hoje as grandes figuras de cristãos na história da política" e a do professor uruguaio Guzmán Carriquiry, subsecretário do Pontifício Conselho para os Leigos, que falará a sobre "Os critérios e modalidades para a formação dos fiéis leigos na política".

Na sexta-feira, 21 de maio, o Santo Padre receberá em audiência os participantes da plenária. Na tarde do sábado, 22 de maio, terá a palavra o secretário do dicastério, Dom Josef Clemens, que tratará dos programas do Pontifício Conselho no futuro e fará um balanço do que foi realizado até agora.