O vaticanista italiano Sandro Magister publicou um artigo no qual comenta, entre outros temas, a designação do delegado papal para a Legião de Cristo. Junto ao Cardeal Juan Sandoval Íñiguez a quem mencionou há alguns dias atrás como uma das possibilidades, ele acrescenta agora dois dos bispos encarregados da Visita Apostólica como candidatos: Dom Ricardo Ezzati, Arcebispo de Concepción no Chile; e Dom Giuseppe Versaldi, Bispo de Alexandria na Itália.

No artigo publicado hoje, Magister comenta que "em breve o Papa deverá dar curso às três decisões anunciadas no comunicado da Santa Sé de 1 de maio: a nomeação de um Delegado dele, com plenos poderes sobre a Legião, a nomeação de uma comissão de estudo sobre as Constituições da congregação e a nomeação de um visitador apostólico para seu movimento leigo, o Regnum Christi".

O vaticanista afirma que "no que se refere ao Delegado, a única candidatura examinada na cúpula vaticana do 30 de abril e do 1 de maio, a do Cardeal Juan Sandoval Iñíguez, de 77 anos, arcebispo de Guadalajara, não teve repercussão. O Cardeal disse que não foi requerido e que não se considera a pessoa adequada, afirmando também que está de todos os modos à disposição do Santo Padre, vinculado a ele pelo juramento de obediência".

Seguidamente Magister cita uma passagem de um comunicado da Arquidiocese de Guadalajara publicado em 7 de maio no site da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) "onde o Cardeal Sandoval diz que deseja que o Delegado seja um dos cinco bispos que culminaram recentemente a visita apostólica à Legião".

O comunicado ao qual se refere o vaticanista diz exatamente o seguinte: "o Arcebispo de Guadalajara não se considera a pessoa indicada para este cargo. Menciona que entre os cinco visitadores nomeados por Bento XVI poderia estar o eleito para esta importante missão. Além disso, assinala, requer-se alguém que conheça melhor sobre a Vida Religiosa, não tanto o sacerdote do clero diocesano, como é o caso do cardeal Sandoval".

Para Magister, entre os bispos que realizaram a Visita Apostólica à Legião de Cristo que concluiu no último 15 de março, "os candidatos com mais chance parecem ser dois: Ricardo Ezzati Andrello, bispo de Concepción, de 68 anos de idade, chileno mas italiano de nascimento, salesiano, e Giuseppe Versaldi, bispo de Alexandria, de 67 anos, perito canonista".

"Ambos gozam da plena confiança do cardeal Secretário de estado Tarcisio Bertone. E ambos são estrelas emergentes de seus respectivos episcopados, o primeiro designado para a arquidiocese de Santiago do Chile, o segundo para a de Turim, mas tanto um como outro renunciariam às suas respectivas nomeações se a eleição recaísse sobre um deles, para poder encarregar-se de uma tarefa que exige muito tempo e muitas energias", comenta o vaticanista italiano.

Para ler o artigo completo em idioma italiano, ingresse em: http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/1343324?sp=e