Mais de 150 mil fiéis se reuniram ontem ao meio-dia (hora local) para a tradicional oração do Regina Caeli na Praça de São Pedro com o Papa Bento XVI. A afluência massiva deste domingo se deveu a um chamado a expressar a solidariedade dos católicos com o Santo Padre perante a campanha mediática contra ele e a Igreja.

Esta numerosa expressão de apoio foi organizada pela Conferência Episcopal Italiana. Na Praça de São Pedro antes, durante e logo depois da oração Mariana se podia apreciar pôsteres nos quais se lia, por exemplo: "Juntos com o Papa", "Sua Santidade, não está sozinho, toda a Igreja está contigo".

Conforme informa a AFP, Paola Dal Toso, uma das encarregadas leigas das associações presentes nesta manifestação de solidariedade e proximidade disse que "viemos de toda a Itália à Praça de São Pedro para expressar nosso afeto em um momento que é muito difícil para ele (Bento XVI) e para toda a Igreja".

Por sua parte, o seminarista Cristian Papachiolo comentou que "estou aqui para apoiar o Santo Padre neste momento difícil para a Igreja. Ele é um bom Papa que soube como reagir aos escândalos de pedofilia".

Por outro lado, uma mulher de 37 anos da cidade italiana de Piacenza, no norte do país, ressaltou que "temos sorte de ter um Papa tão comprometido, é uma bênção".