O Papa Bento XVI recebeu esta manhã o Presidente da Bolívia, Evo Morales, com quem conversou sobre a atualidade internacional, a defesa do meio ambiente, a colaboração entre a Igreja e o Estado na educação, saúde, assim como sobre as políticas sociais para a defesa dos mais débeis.

No comunicado dado a conhecer pela Sala de Imprensa da Santa Sé se destaca que durante as conversações desenvolvidas "em um clima de cordialidade, houve um frutuoso intercâmbio de opiniões sobre temas relativos à atual conjuntura internacional e regional e sobre a necessidade de fomentar uma maior sensibilidade social para a tutela do ambiente".

Deste modo se analisou "alguns aspectos da situação do país sul-americano, em particular a colaboração entre a Igreja e o Estado em matéria de educação, saúde e políticas sociais em defesa dos direitos dos mais fracos".

Diversos meios deram a conhecer também que Morales informou em uma conferência de imprensa em um hotel de Roma que entregou ao Pontífice uma carta na qual pede abolir o celibato. O comunicado da Santa Sé não indica nada a respeito deste texto.

Entretanto, diversas autoridades vaticanas como o Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, explicaram recentemente que "o celibato não tem nenhuma relação com as condutas desviadas. Está mais que demonstrado que o celibato, observado fielmente, é um grande valor para a missão sacerdotal e para a ajuda ao Povo de Deus".

Depois do encontro com o Santo Padre, Morales se reuniu com o mencionado Cardeal acompanhado do Arcebispo Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.