No dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor e a 44º Jornada Mundial das Comunicações Sociais sob o lema "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios ao serviço da Palavra", o Papa Bento XVI rezou o Regina Caeli com mais de 150 mil peregrinos presentes na Praça de São Pedro. Em suas palavras introdutórias à oração Mariana, o Santo Padre explicou que "podemos escutar, ver e tocar o Senhor Jesus na Igreja", assim se percorre "o caminho do bem durante a vida terrestre".

Perante milhares de fiéis presentes em São Pedro, em particular de um grande grupo de italianos vindos de diversas partes do país para expressar sua proximidade e solidariedade, Bento XVI indicou que com a Ascensão, Cristo não abandona aos discípulos: "porque Ele permanece sempre com eles –conosco– em uma forma nova. O Senhor dirige nosso olhar ao Céu para indicar como percorrer o caminho do bem durante a vida terrestre".

Depois de precisar que Jesus "é o companheiro dos perseguidos por causa da fé, está no coração de quem é marginado e está presente em quem vê negado seu direito à vida", o Santo Padre ressaltou que "podemos escutar, ver e tocar o Senhor Jesus na Igreja, especialmente mediante a Palavra e os sacramentos. Para tal propósito animo as crianças e jovens que neste tempo pascal recebem o sacramento da Confirmação a permanecerem fiéis à Palavra de Deus e à doutrina aprendida, assim como a confiar-se a assiduamente aos sacramentos da Reconciliação e a Eucaristia, conscientes de terem sido escolhidos para testemunhar a Verdade".

"Renovo –continuou– meu particular convite aos irmãos no Sacerdócio, para que ‘em sua vida e ação se distingam por um forte testemunho evangélico’ e saibam utilizar com sabedoria também os meios de comunicação, para fazer conhecer a vida da Igreja e ajuda aos homens de hoje a descobrir o rosto de Cristo".

Logo depois de afirmar que "o Senhor, abrindo-nos o caminho do Céu, nos faz pregustar já nesta terra a vida divina", o Papa Bento concluiu recordando sua recente viagem: "agradeço à Virgem Maria, que nos últimos dias pude venerar no Santuário de Fátima, por seu maternal amparo durante a intensa peregrinação completa no Portugal. Àquela que vela pelo testemunho de seu Filho predileto dirigimos com confiança nossa oração".