Logo depois de rezar o Regina Caeli com milhares de fiéis na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI agradeceu a proximidade e solidariedade de mais de 150 mil fiéis, assim como a comunhão dos imigrantes na Praça de São João com ocasião da Festa dos Povos. A eles e assim, a todos os católicos do mundo, o Santo Padre recordou que "o verdadeiro inimigo a ser temido e combatido é o pecado, o mal espiritual, que às vezes, contagia também os membros da Igreja".

Em italiano e depois de agradecer a proximidade dos fiéis com os sacerdotes e com ele, o Pontífice assinalou que "vivemos no mundo –diz o Senhor– mas não somos do mundo, e devemos nos guardar de suas seduções. Devemos temer o pecado e para isso devemos estar fortemente radicados em Deus, unidos no bem, no amor, no serviço".

"Isto é o que a Igreja, e seus ministros, unidos aos fiéis, fizeram e seguem fazendo com fervente esforço pelo bem espiritual e material das pessoas em todas as partes do mundo. É o que vocês habitualmente procuram fazer nas paróquias, nas associações e nos movimentos: servir a Deus e ao homem em nome de Cristo".

Por isso, alentou o Papa, "Prossigamos este caminho juntos com confiança, e as provações que o Senhor permite nos impulsionem a uma maior radicalidade e coerência. É belo ver hoje esta multidão na Praça São Pedro, como foi emocionante para mim ver em Fátima a imensa multidão, que, na escola de Maria, rezou pela conversão dos corações. Renovo hoje esse apelo, confortado pela presença de vocês tão numerosa. Obrigado!"

Abrindo-nos o caminho do Céu – acrescentou – o Senhor "nos faz pregustar já nesta terra a vida divina". O Papa concluiu com uma recordação sobre a emocionante visita ao Santuário de Fátima:
"Agradeço à Virgem Maria, que nos dias passados pude venerar no Santuário de Fátima, por sua materna proteção durante a intensa peregrinação feita em Portugal."

Ao final o Santo Padre concedeu a todos a sua Bênção Apostólica.