Para inaugurar a manhã de palestras deste sábado, 15 de maio, a primeira conferencia do dia no Simpósio de Bioética que se desenvolve no marco do XVI Congresso Eucarístico Nacional teve como tema a Adoração pela vida. Dom Rafael Cifuentes, Bispo de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, dirigiu a palestra que começou com a Adoração a Jesus Sacramentado. Na conferencia, Dom Rafael apresentou a Comunidade Católica Jesus Menino, que acolhe crianças com necessidades especiais e ressaltou a importância de oferecer ajuda para comunidades como esta e concluiu dizendo que segredo desta comunidade é ter sempre como base a Eucaristia.

Na conferencia, Dom Rafael apresentou a Comunidade Católica Jesus Menino, que trabalha com crianças com necessidades especiais. Segundo o bispo, promover a educação e a formação tendo como base a eucaristia, tudo se transforma. “Alimentados pela Eucaristia, as nossas crianças se tornam adultos melhores”, disse o prelado.

Duas crianças, Felipe e Diego, que são assistidos pela comunidade, cantaram uma música que fala sobre o abortos assinalando que o aborto “não é coisa de cristão”, as crianças salientaram a importância de dizer não ao aborto.  Para encerrar a conferencia, Dom Rafael ressaltou a importância de oferecer ajuda para comunidades como esta e conclui dizendo que segredo desta comunidade é ter sempre como base a Eucaristia e vivendo como família.

Realizado pela primeira vez como parte da programação de um Congresso Eucarístico, o Simpósio de Bioética do XVI CEN tem como objetivo “falar da defesa da vida e da defesa da família à luz da Eucaristia” assinalou o coordenador, padre Eduardo Peters. Para ele, o simpósio é uma grande oportunidade de “dialogar sobre a defesa da vida e da família, de mostrar ao povo, com muita serenidade e tranqüilidade, a beleza que é viver diante de Deus, na dignidade da pessoa humana e na integralidade da experiência do amor”.