O reitor do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, Pe. Pedro Barrajón, considerou que a Santa Sé nomearia o delegado pontifício para os Legionários de Cristo antes do verão europeu.

Em declarações à imprensa, o sacerdote membro da Legião de Cristo e quem tem a responsabilidade sobre esta casa de estudos da mencionada congregação disse que "estamos em uma fase de espera na qual ainda ninguém nos comunicou nada, mas acredito que o delegado chegará antes do verão" afirmou.

Depois do comunicado da Santa Sé do dia 1 de maio no qual se destaca que o Papa Bento XVI resolveu nomear a um delegado para encarregar-se dos Legionários de Cristo, o vaticanista italiano Sandro Magister indicou que o único nome vozeado até o momento para o cargo é o do atual Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez.

Embora o Cardeal não tenha descartado aceitar a designação se esta chega a concretizar-se, comentou que considera não estar à altura do encargo e que seria melhor que a tarefa seja feita por alguém que conheça melhor a vida do clero religioso.

O comunicado da Arquidiocese de Guadalajara de 3 de maio assinala a respeito que o Cardeal Sandoval "está a disposição do que ele (o Papa), em determinado momento, indique. A decisão da nomeação do delegado para a reconstrução da Legião recai exclusivamente no Supremo Pontífice".