Ao receber os conselheiros e membros da Pontifícia Comissão para a América Latina, o Papa João Paulo II assegurou que a Igreja no continente deve “redescobrir e viver plenamente no domingo como dia do Senhor e dia da Igreja”.

O Santo Padre recordou que “participar da Missa dominical não é só uma obrigação importante, como assinala claramente o Catecismo da Igreja Católica (n.1389), mas, acima de tudo, uma exigência profunda de cada fiel. Não se pode viver a fé sem participar habitualmente na Missa dominical, sacrifício de redenção, banquete comum da Palavra de Deus e do Pão eucarístico, coração da vida cristã”.

Refletindo sobre o tema da reunião plenária da Comissão, "A Missa dominical, centro da vida cristã na América Latina", o Papa destacou o "renovado esforço" por parte dos pastores da Igreja por "fazer descobrir a centralidade do domingo na vida eclesiástica e social dos homens e mulheres de hoje”.

“É necessário concentrar os esforços em uma melhor e mais cuidada instrução e catequese dos fiéis sobre a Eucaristia, assim como velar para que a celebração seja digna e decorosa, de modo que inspire respeito verdadeiro e piedade autêntica diante da grandeza do Mistério Eucarístico", acrecentou.

 Do mesmo modo, recordou que “a Missa dominical deve ser convenientemente preparada pelo celebrem, com sua disposição espiritual, transluzida depois nos gestos e palavras e preparando convenientemente a homilia".

Neste sentido, referiu-se à importância de selecionar e preparar "os cantos, sinais e outros recursos que enriquecem a liturgia, sempre dentro do respeito devido à normas estabelecidas, valorizando toda a riqueza espiritual e pastoral do Missal Romano e as disposições propostas pela Congregação para o Culto divino e a disciplina dos Sacramentos".

O Santo Padre terminou pedindo que, em colaboração com os sacerdotes, religiosos e fiéis; pusessem "o maior empenho em refletir e aprofundar nesta dimensão essencial da vida sacramental da Igreja" e que trabalhassem "para despertar um amor cada vez maior pelo Mistério eucarístico nas dioceses".