Em declarações divulgadas hoje pela agência vaticana Fides, prelados brasileiros destacaram a ação conjunta da Cáritas e da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para ajudar materialmente o Haiti depois do devastador terremoto ocorrido em janeiro deste ano.
O Bispo da diocese de Le Cayes ad Haiti, Dom Guire Poulard também destacou a generosidade do Brasil para com o Haiti, um país que o Brasil ajuda desde antes do devastador sismo deste ano.

"Estava em casa no período de férias, quando fiquei sabendo do terremoto. Nós, como Conferência Episcopal brasileira e como Caritas, conseguimos preparar em tempo recorde uma campanha humanitária denominada ‘SOS Haiti', em somente dois dias. A campanha teve uma respostas positiva” disse, Dom Luiz Demetrio Valentini, de o Bispo Jales (SP) e presidente da Caritas-Brasil, falando sobre a ajuda a Igreja do Brasil à Igreja do Haiti.

Em uma recente coletiva o Bispo de Jales assinalou que o Haiti precisa de bilhões em ajudas humanitárias. “A estimativa oficial é de 230.000 mortos por causa do terremoto. Somente a Caritas-Brasil conseguiu arrecadar cerca de sete milhões e 300 mil reais (cerca de 3,218.694 euro). O que pode parecer pouco em relação às necessidades do país, porque ainda hoje as ruínas estão lá, quatro meses depois do dia do terremoto’ – sublinhou.

Estava presente na coletiva de imprensa o Bispo da diocese de Le Cayes ad Haiti, Dom Guire Poulard, que se encontra em Brasília para participar do 16° Congresso Eucarístico Nacional, convidado pela CNBB, junto com padre haitiano Patrick Ariz, da diocese Porto Príncipe.
O Bispo evidenciou a “importante” ajuda que a Igreja brasileira está fornecendo ao Haiti.

"A generosidade e a ajuda que o Brasil está levando à população haitiana não pode ser paga em dinheiro. Por isto, eu vim em nome do meu país, para agradecer os esforços e as orações de todos os brasileiros, sobretudo aqueles que ajudam ou ajudarão em solo haitiano” – disse Dom Poulard.

Na comunicação enviada à Agência Fides, lê-se que Pe. Ariz tenha sublinhado a ação decisiva do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) no país. Segundo as suas palavras, “o Brasil se tornou importante no território haitiano, e não somente por causa do compromisso depois do terremoto. Devemos também agradecer o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), presidido por Dom Raymundo Damasceno Assis (Arcebispo de Aparecida), porque sempre apoiou o compromisso de evangelização levado adiante pela Igreja no Haiti”.