O XVI Congresso Eucarístico Nacional 2010 traz uma novidade à Brasília, o Simpósio de Bioética, que teve início na manhã desta sexta-feira (14) com a Santa Missa presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e arcebispo de Londrina (PR), Dom Orlando Brandes. A inédita atividade pretende contribuir para que, no Brasil, a vida seja amplamente defendida e amada pelos cristãos.

Com o tema “Promotores da vida em plenitude”, o simpósio acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e espera receber 900 participantes.
Dom Orlando explicou que bioética é exatamente isso: um presente de Deus. O arcebispo falou ainda sobre a relação entre Eucaristia e bioética que, segundo ele, se complementam.
“A Eucaristia é o pão para a vida no mundo. Jesus já disse: 'Quem come deste pão ganha a vida eterna'. Tem tudo a ver bioética com Eucaristia”, destacou o prelado em declarações reunidas pela Canção Nova Notícias.

“Durante a homília -assinala a nota da CN- Dom Orlando também criticou médicos que destroem as células embrionárias alegando que é para o bem da ciência e pediu que o povo brasileiro vote consciente nas eleições deste ano”.

“Expressem por meio do voto ético e consciente o bem, procurando eleger pessoas que respeitem a vida, a família, a liberdade religiosa e a dignidade humana”, solicitou o bispo.

Por fim, Dom Orlando atenuou que bioética não é algo hospitalar, de médicos, cientistas e laboratórios, mas, sim, algo que deve ser estudado nas periferias, pelos jovens e pela família. “Bioética é oferecer ao povo brasileiro educação para o amor”, destacou o arcebispo pedindo a Jesus Sacramentado para dar coragem e alegria aos cristãos a fim de promover a família e a vida.

Abordando temas como aborto, planejamento familiar, cuidados no final da vida, entre outros temas a atividade pretende contribuir para que, no Brasil, a vida seja amplamente defendida e amada pelos cristãos nos trabalhos pastorais.

Estarão presentes no Simpósio Dom Antônio Augusto Duarte, presidente do Setor Vida do CELAM (Conselho Episcopal Latinoamericano), o padre Dr. Aníbal Gil Lopes, membro titular da Pontifícia Academia Pro Vita e o professor Dr. André Marcelo Soares, membro da Comissão de Bioética da CNBB. Os conferencistas, na sua maioria, fazem parte da Academia Pontifícia para a Vida.
O Simpósio de Bioética acontece hoje (14) e amanhã (15), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Para mais informação visite: http://www.cen2010.org.br/