O Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, anunciou que não estava surpreso de que meio milhão de pessoas tenham comparecido à Missa do Papa Bento XVI em Fátima ontem pela manhã. Ele reconheceu a “vitalidade” da Igreja na acolhida dos fiéis comentou sobre a observação do Santo Padre de que a missão profeta de Fátima não está concluída.

Estimativas calculam que meio milhão de pessoas estiveram presentes ontem na missa do Papa enchendo a enorme esplanada do Santuário diante da Igreja da Santíssima Trindade junto a outros milhares que se uniram desde as ruas adjacentes.

“A multidão de aproximadamente 500.000 fiéis que participou esta manhã da Missa celebrada pelo Papa na Esplanada do Santuário de Fátima não causa surpresa”, afirmava o Pe. Lombardi em uma reportagem do jornal Avvenire.

O Pe. Lombardi notou que houve mais pessoas que em tempos de João Paulo II, que também reuniu milhares de peregrinos em Fátima no dia 13 de Maio de 2000 quando ele celebrou a missa de beatificação de Jacinta e Francisco e em outras duas ocasiões.

O porta voz vaticano assinalou que os casos de abuso sexual recentemente re-aparecidos poderiam levar à percepção de que a vitalidade da Igreja e a atenção das pessoas para com o Papa foi “obscurecida”.

“Porém isto não aconteceu”, ele afirmou, “esta vitalidade não está em crise por causa das discussões de meses passados e o fato que a força da fé se manifeste de modo tão evidente é algo muito encorajador”.

Junto com a homilia do Papa durante a Missa estava a observação de que a missão profética de Fátima não está concluída por causa do chamado de Maria aos fiéis para oferecerem-se a si mesmos a Deus pela reparação dos pecados e a conversão dos pecadores continua a ser relevante.

O sacerdote jesuíta refletiu sobre a aplicação das palavras de Maria à nossa época, dizendo que ao manter a atualidade da profecia de Fátima, o Papa a vê como uma maneira de interpretar o mundo contemporâneo e os eventos “sob a luz da fé”.

Ele acrescentou que aqueles que lêem a realidade do século 20 nas visões de Fátima estão corretos, “porque este foi o tempo no qual os videntes falaram; mas, ele qualificou, «em uma perspectiva de fé», isto não significa que a ‘escola de leitura’ dos eventos está fechada”.