Em seu discurso de despedida no aeroporto internacional do Porto, o Papa Bento XVI fez votos para que sua visita gere na comunidade católica de Portugal e do mundo inteiro um "renovado ardor espiritual e apostólico" e que o Evangelho seja acolhido integralmente e testemunhado com paixão.

Ao início de seu discurso o Santo Padre recordou "densidade de tantos momentos vividos nesta peregrinação a Portugal" e agradeceu a todos quem fez possível esta visita que conclui hoje.

Aos organizadores, autoridades civis e militares, entre os quais se encontravam o Presidente Aníbal Cavaco Silva e diversos bispos, o Papa desejou "Bem hajam! Os meios de comunicação social permitiram-me chegar a muitas pessoas a quem não era possível contactar na proximidade. Também lhes estou muito grato".

Bento XVI se dirigiu logo a todos os portugueses: "Não cesse entre vós de crescer a concórdia, essencial para uma sólida coesão, caminho necessário para enfrentar com responsabilidade comum os desafios com que vos debateis. Continue esta gloriosa Nação a manifestar a grandeza de alma, profundo sentido de Deus, abertura solidária, pautada por princípios e valores bebidos no humanismo cristão".

Em Fátima, continuou, "rezei pelo mundo inteiro pedindo que o futuro traga maior fraternidade e solidariedade, um maior respeito recíproco e uma renovada confiança e confidência em Deus, nosso Pai que está nos céus".

"Foi uma alegria para mim ser testemunha da fé e devoção da comunidade eclesial portuguesa. Pude verificar a energia entusiasta das crianças e dos jovens, a adesão fiel dos presbíteros, diáconos e religiosos, a dedicação pastoral dos bispos, a procura livre da verdade e da beleza patente no mundo da cultura, a criatividade dos agentes de pastoral social, a vibração da fé dos fiéis nas dioceses que visitei".

O Santo Padre fez votos para que "a minha visita se torne incentivo para um renovado impulso espiritual e apostólico. Que o Evangelho seja acolhido na sua integridade e testemunhado com paixão por todos os discípulos de Cristo, a fim de que se revele como fermento de autêntica renovação de toda a sociedade!". 

Finalmente o Papa disse: "pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, a quem manifestais tanta confiança e firme amor. Continuemos a caminhar na esperança! Adeus".

O Papa terminou nesta sexta-feira à tarde uma visita apostólica de quatro dias a Portugal destinada a assinalar o décimo aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta Marto. Ao longo dos quatro dias, Bento XVI esteve em Lisboa, Fátima e Porto, celebrando três missas em cada uma das dioceses e pronunciando sete discursos, além das três homilias, uma saudação ao Santuário de Cristo Rei, e duas mensagens aos jovens, entre outras intervenções.

Para ler o discurso de despedida completo, ingresse em: http://www.acidigital.com/bentoxvi/viagem/portugal10/discurso17.php