Na manhã de hoje teve lugar a Jornada Sacerdotal do XVI Congresso Eucarístico Nacional, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, o Núncio Apostólico do Brasil. O evento terá início no dia 13 de maio, às 19hs com a Santa Missa de Abertura e encerra no dia 16 de maio com a Missa de Encerramento, que se iniciará às 09h30 da manhã. Ambas as missas serão realizadas na Esplanada dos Ministérios.

Estão previstos para os quatro dias de festas: adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações eucarísticas, reflexões, exposições, vigília, palestras e evangelização, informaram os organizadores através da página oficial do evento: http://www.cen2010.org.br/

O evento, que teve lugar no Centro de Convenções Ulysses Guimaraes, contou com a presença do enviado especial do Santo Padre para o CEN, o Cardeal D. Cláudio Hummes, assim como do Arcebispo de Brasília, D. João Braz, do Presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, D. Piero Marini, do Bispo de Ars (França) D. Guy-Marie Bagnard, e do Bispo des Cayes (Haití) D. Guire Poulard. Aproveitando a ocasião, o Núncio Apostólico convidou aos sacerdotes “para que se unam espiritualmente ao Sucessor de Pedro” e às suas intenções.

Em declarações reproduzidas pela web da Canção Nova Dom Cláudio falou da emoção e alegria de estar "de volta em casa", e que ele tem "uma grande alegria com este Congresso Eucarístico e com o trabalho da assembleia, na qual ele tem muita confiança e esperança".

O cardeal recordou que, exatamente, há três anos todos os bispos estavam reunidos em Brasília para a Conferência de Aparecida, e que toda temática refletida naqueles dias volta agora ao CEN, onde "nós estaremos diante do Senhor, frente a frente com Ele, de quem queremos ser discípulos e ouvi-lo de novo, como se fosse a primeira vez que o ouvíssemos".