Logo depois da bênção dos doentes com o Santíssimo Sacramento e depois de um intenso momento de adoração eucarística depois da multitudinária Missa que presidiu na esplanada do Santuário da Virgem de Fátima, o Papa Bento XVI saudou os presentes em francês, inglês, alemão, italiano, espanhol, polonês e português.

Logo, em português, o Santo Padre disse: "Queridos peregrinos de língua portuguesa, sob o olhar materno de Nossa Senhora de Fátima, saúdo a todos vós que aqui viestes dos vários países lusófonos à procura de conforto e de esperança. Dando-nos Jesus, Maria é a verdadeira fonte da esperança. A Ela vos entrego e acompanho com a minha Bênção.".

As palavras do Papa foram respondidas com vivas e cantos dos fiéis de diversas línguas, de maneira especial com o tradicional grito de "Bento!" seguido de aplausos, na reação mais alegre da manhã.

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, em afirmações reunidas pela agência Ecclesia do episcopado português, declarou-se convencido de que “a Igreja, e não só em Portugal, está mais forte” com o “banho de alegria, confiança e acolhimento” proporcionado pela missa desta Quinta-feira, em Fátima.

A opinião é partilhada pelo primeiro responsável da diocese de Aveiro, D. António Francisco dos Santos: “Creio que ninguém duvida que a Igreja ficou mais forte depois da celebração. A presença desta multidão revela-nos que ela está atuante no meio do mundo”.