Ao finalizar a multitudinária Eucaristia que presidiu na esplanada do Santuário da Virgem de Fátima, o Papa Bento XVI alentou os doentes presentes, e com eles aos de todo o mundo, a sofrer com Jesus, quem dá sentido pleno à dor, e serem assim "redentores no Redentor" colaborando na salvação dos irmãos.

Em suas palavras prévias à bênção que realizou com o Santíssimo Sacramento na colunata norte do Santuário onde o esperavam centenas de doentes, o Santo Padre recordou a cada um daqueles que sofrem alguma aflição corporal possuem “um valor tão grande que Ele mesmo Se fez homem para poder padecer com o homem, de modo muito real, na carne e no sangue, como nos é demonstrado na narração da Paixão de Jesus”.

"Com esta esperança no coração, poderás sair das areias movediças da doença e da morte e pôr-te de pé sobre a rocha firme do amor divino. Por outras palavras: poderás superar a sensação de inutilidade do sofrimento que desgasta a pessoa dentro de si mesma e a faz sentir-se um peso para os outros, quando na verdade o sofrimento, vivido com Jesus, serve para a salvação dos irmãos", explicou o Papa.

Bento XVI assinalou logo que isto é possível porque Cristo diz a quem sofre: "à medida que abraçares a tua cruz, unindo-te espiritualmente à minha Cruz, desvendar-se-á a teus olhos o sentido salvífico do sofrimento. Encontrarás no sofrimento a paz interior e até mesmo a alegria espiritual".

"Queridos doentes, acolhei este chamamento de Jesus que vai passar junto de vós no Santíssimo Sacramento e confiai-Lhe todas as contrariedades e penas que enfrentais para se tornarem – segundo os seus desígnios – meio de redenção para o mundo inteiro. Sereis redentores no Redentor, como sois filhos no Filho. Junto da cruz… está a Mãe de Jesus, a nossa Mãe", concluiu o Pontífice.

As palavras do Papa foram sucedidas pelos aplausos dos peregrinos.
Após incensar o Santíssimo Sacramento, Bento XVI saiu por trás do altar e, com a Custódia na mão abençoou os presentes. 

Para ler o discurso completo aos enfermos visite o nosso especial:
http://www.acidigital.com/bentoxvi/viagem/portugal10/discurso12.php