O Papa Bento XVI quebrou nesta quarta-feira o protocolo e as medidas de segurança para cumprimentar as crianças congregadas à saída do Palácio de Belém da capital portuguesa, onde o Pontífice manteve um encontro com artistas e personalidades do mundo da cultura.

Conforme informa a página Web oficial da visita papal, Bento XVI deixou a viatura blindada para sair ao encontro de algumas crianças.
"Bento XVI saiu do carro e dirigiu-se para algumas crianças que estavam ali. Foi o delírio. Toda a gente começou a correr para o Papa e a segurança foi apanhada de surpresa", acrescentou D. Carlos Azevedo.

Ao seu regresso à Nunciatura Apostólica, o Pontífice recebeu ao primeiro-ministro português, José Sócrates, acompanhado pelo ministro dos Assuntos Exteriores, Luis Amado, e o ministro da Presidência, Pedro Silva. Bento XVI obsequiou a Sócrates um terço.

À sua saída do edifício, o primeiro-ministro indicou que o encontro prova que as relações do Estado português com todas as confissões religiosas "é excelente". Além disso, reconheceu que Bento XVI é um homem "culto e afável".

Este é o último ato público que manterá o Papa em Lisboa, já que esta tarde (hora local), e depois da comida, se translada a Fátima para comemorar o décimo aniversário da beatificação dos videntes Francisco e Jacinta.