Através de doações feitas em todo o mundo à entidade caritativa Ajuda à Igreja que Sofre, a organização irá enviar 200 mil euros de ajuda de emergência às vítimas do tsunami na Ásia.

O auxílio humanitário será enviado para a Índia, Sri Lanka e Indonésia. Uma parte deste montante (50 mil euros) será canalizada para a Diocese de Port Blair, que compreende os arquipélagos pertencentes à Índia de Andaman e Nicobar, que estão localizados perto do epicentro do terremoto que provocou as ondas gigantes e foram bastante atingidos. A situação dos sobreviventes é de desespero em algumas regiões, pela escassez de alimentos e de água potável.

A Ajuda à Igreja que Sofre tem mantido um contacto constante com os representantes locais da Igreja, a fim de avaliar os locais em que os estragos foram maiores e também para suprir as necessidades mais urgentes. Segundo informaram dois bispos do Sri Lanka, será necessário “muito dinheiro” para reconstruir todos os edifícios e infraestruturas públicas destruídas no norte e no leste do país.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre também lançou em Portugal uma campanha de solidariedade pelas vítimas do maremoto. Os donativos para esta campanha poderão ser efectuados através do NIB: 0032.0109.00200029160.73. Até ao momento foram já recebidos cerca de 25 mil euros em doações.