O Bispo de Tepic e um dos cinco prelados encarregados da Visita Apostólica à Legião de Cristo que finalizou no passado 15 de março, Dom Ricardo Watty, não descartou em uma recente entrevista que o Papa Bento XVI poderia reunir-se com algumas das vítimas dos abusos cometidos pelo fundador desta congregação, Pe. Marcial Maciel.

Em entrevista concedida ao canal Televisiva, o Prelado explicou que durante a Visita Apostólica pôde visitar 33 centros dos Legionários no México e se encontrou com 300 de seus membros. Ao finalizar pôde concluir que: "há muitos elementos da personalidade do padre Marcial que se impregnaram, é preciso liberar a Legião de tudo isso. Insisto, são pessoas boas, mas em uma coberta muito danificada, má. Ou eu diria má".

Ao falar logo depois de uma das medidas da Santa Sé sobre a revisão do carisma, Dom Waty indicou que este "não é do fundador,mas o carisma ou o presente que vem de Deus, e que passou por uma pessoa, mas uma pessoa muito danificada, muito danificada".

Comentando o encontro sustentado com o Santo Padre no passado 30 de abril, o Bispo de Tepic disse que este tema é uma das "tantas preocupações que tem o Papa. Haver estado aí, já indica que ele tem preocupação por este assunto, pela Legião. Deu-me gosto que assinalasse insistentemente aos jovens, atender, cuidar dos jovens que são muitos na Legião".

O bispo de Tepic também entregou ao Santo Padre documentação por parte de um grupo de vítimas do Pe. Maciel.