Bento XVI vai entregar uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima no próximo dia 12 de Maio, tornando-se o primeiro Papa a fazê-lo pessoalmente em solo português. O gesto será cumprido logo no primeiro momento do programa em Fátima, na Capelinha das Aparições, onde o Papa fará uma oração.

A Rosa de Ouro, dirá Bento XVI junto da imagem de Nossa Senhora, é “uma homenagem de gratidão” pelas “maravilhas que o Onipotente tem realizado por Vós no coração de tantos que peregrinam”.
“Estou certo que os Pastorinhos de Fátima, os Beatos Francisco e Jacinta e a Serva de Deus Lúcia de Jesus nos acompanham nesta hora de prece e de júbilo”, acrescenta a oração divulgada pelo Departamento das celebrações litúrgicas pontifícias na página oficial do Vaticano.

A insígnia é um dom simbólico que os Papas entregam como reconhecimento de méritos pessoais ou como sinal de devoção particular a igrejas, santuários ou mesmo cidades.
A primeira Rosa de Ouro oferecida ao Santuário de Fátima foi entregue pelo Cardeal Fernando Cento, enviado de Paulo VI, a 15 de Maio de 1965.

“A entrega de Rosas de Ouro –conclui a nota da agência ecclesia- já era prática corrente no pontificado de Leão IX (1049-1054), mas acredita-se que esta remonte ao século VII ou finais do século VI.