Depois de seu encontro ontem com o Papa Bento XVI, a Presidenta da Suíça, Doris Leuthard, explicou que na reunião o Santo Padre expressou sua profunda preocupação pelas vítimas de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero e comentou-lhe sua disposição de tratar o tema este ano.

Em declarações à Swissinfo.ch, Leuthard assinalou que a entrevista com o Papa foi "um momento muito importante e uma honra". Nela o Pontífice, disse, "reconheceu a existência deste problema, mas que com claridade precisou que é um desafio que envolve a toda a sociedade. Ele quer enfrentá-lo e é sensível ao drama das vítimas de abusos".

A mandatária disse logo à Rádio Vaticano que estava "positivamente surpresa que a Igreja mostre abertura" ante este delicado tema. O Papa também comentou, continua Leuthard, que "a Igreja percebe que se causa mais dano quando estes casos são encobertos que quando se luta com eles".

"O Papa gostaria de tratar tudo o que está relacionado com estes casos neste ano", acrescentou a presidenta sem dar maiores detalhes a respeito.