O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou ontem que o texto definitivo do segundo volume da obra "Jesus de Nazaré", do Papa Bento XVI, foi entregue há alguns dias aos editores encarregados de sua publicação.

A nota assinala que "o segundo volume está dedicado à Paixão e à Ressurreição e começa onde acabava o primeiro livro. O original alemão foi entregue ao mesmo tempo a Manuel Herder, o editor que se ocupa da obra completa (Gesammelte Schriften) de Joseph Ratzinger, e a dom Giuseppe Costa, diretor da Livraria Editora Vaticano".

Esta última, prossegue a nota, "como editorial principal, proverá a concessão dos direitos, a publicar a edição italiana e a confiar o texto a outros editores para as diferentes traduções em várias línguas, que se realizarão a partir do original alemão".

Espera-se, conclui a nota, "que a publicação do livro tenha lugar contemporaneamente nas línguas de maior difusão. Por mais rápido que isso aconteça, no entanto, será preciso ainda diversos meses, dado o tempo necessário para a tradução cuidadosa de um texto tão importante e esperado".