Em suas palavras antes e depois do Regina Coeli este meio-dia (hora local) na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI pediu a todos os fiéis que elevem suas orações pela sua próxima viagem a Portugal, entre os dias 11 e 14 de maio, a qual terá como meta principal o Santuário Mariano da Fátima, em ocasião do 10º aniversário da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco, quem viram a Mãe de Deus aparecer a eles em 1917.

O Santo Padre comentou que "pela primeira vez como Sucessor de Pedro chegarei àquele Santuário Mariano, tão querido para o Venerável João Paulo II. Convido a todos a acompanhar-me nesta peregrinação, participando ativamente com a oração: com um só coração e uma só alma invocamos a intercessão da Virgem Maria pela Igreja, em particular pelos sacerdotes, e pela paz no mundo".

Em inglês e logo depois de ter rezado o Regina Coeli, o Papa renovou o pedido de orações "pelo êxito desta viagem, e lhes asseguro minhas orações a Nossa Senhora da Fátima por todo o Povo de Deus. Que ela interceda por todos nós e nos aproxime mais a Cristo seu Filho. Sobre cada um de vocês e seus seres queridos em seus lares invoco de Deus abundantes bênçãos".