Na homilia que pronunciou na Missa de exéquias do Cardeal Luigi Poggi, Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana, na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI recordou que Cristo é o Senhor da vida que ilumina a todos e cada um de seus momentos porque Ele já venceu a morte através de sua Ressurreição, que a Igreja celebra durante este tempo de Páscoa.

Em suas palavras, o Santo Padre disse que a dor pelo trânsito do Cardeal Poggi "é mitigado pela esperança na ressurreição, fundada na palavra mesma de Jesus: ‘esta de fato é a vontade do meu Pai: que aquele que vê o Filho e creia nele tenha vida eterna, e eu o ressuscitarei no dia final’. Diante do mistério da morte, para o homem que não tem fé, tudo pareceria estar irremediavelmente perdido. É a palavra de Cristo, então, aquela que ilumina o caminho da vida e confere valor a cada um de seus momentos".

Jesus Cristo, continuou Bento XVI, "é o Senhor da vida e veio para ressuscitar no último dia todo aquele a quem o Pai lhe confiou. Esta também é a mensagem que Pedro anuncia com grande força no dia do Pentecostes. Ele mostra que Jesus não podia ser encerrado pela morte. Deus o levantou de suas angústias, porque não era possível que a morte o tivesse em seu poder. Na Cruz Cristo obteve a vitória, que se devia manifestar com uma superação da morte, quer dizer, com sua ressurreição".

Depois de fazer uma recontagem da vida do Cardeal ao serviço da Igreja, o Santo Padre explicou que "a união sacramental, mas real, com o mistério pascal de Cristo abre ao batizado a perspectiva de participar de sua mesma glória. Isto tem uma conseqüência já para a vida aqui, porque, se em virtude do batismo já participamos da ressurreição de Cristo, então já agora ‘podemos caminhar em uma vida nova’".

Por isso, continuou, "a pia morte de um irmão em Cristo, marcado ademais pelo caráter sacerdotal, é sempre motivo de íntimo e profundo estupor ante o intuito da divina paternidade, que nos libera do poder das trevas e nos transfere ao reino de seu Filho predileto".

Finalmente, o Papa Bento XVI invocou para o Cardeal Poggi "a maternal intercessão da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos e Mãe da Igreja, confiando a alma eleita ao Pai da vida, para que o introduza no lugar preparado para seus amigos, fiéis servidores do Evangelho e da Igreja".