O Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, apresentou este meio-dia no Escritório de Imprensa da Santa Sé as "Jornadas de cultura e espiritualidade russa no Vaticano" e um concerto em homenagem a Bento XVI que serão realizados neste mês de maio.

Promovem estes dois eventos o Patriarcado de Moscou, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Pontifício Conselho da Cultura.

O arcebispo Ravasi explicou que de 14 a 20 de maio, o metropolita Hilarion de Volokolamsk, presidente do Departamento para as relações externas do Patriarcado de Moscou, encabeçará uma delegação que visitará distintas cidades da Itália.

No 19 de maio pela tarde, o metropolita inaugurará em Roma uma exposição fotográfica sobre "A Igreja Ortodoxa Russa hoje", cujo autor é Vladimir Chodakov. Posteriormente participará do simpósio: "Ortodoxos e católicos na Europa hoje. As raízes cristãs e o patrimônio cultural comum do Oriente e Ocidente". Nas sessões também tomarão a palavra o Cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Dom Ravasi.

Já no 20 de maio, às 9:00 a.m. o metropolita presidirá a celebração de uma Liturgia Divina na Igreja Ortodoxa Russa de Santa Catarina mártir. Pela tarde, às 6:00 p.m. terá lugar um concerto da orquestra nacional russa e o coro sinodal de Moscou, em honra ao Papa Bento XVI, na Sala Paulo VI do Vaticano.