No dia 20 de janeiro de 2005, feriado e festa de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, será marcado por homenagens ao santo, como a tradicional procissão, realizada nas ruas do centro, missas, espetáculo teatral e coleta de alimentos para a população carente.

A Arquidiocese estará promovendo uma grande campanha de alimentos e convocou a participação das 246 paróquias da cidade. Cada uma encontrará o melhor modo de fazer esta coleta e, depois, repartir o que for conseguido entre os necessitados de sua comunidade.

A coleta também será feita durante a procissão de São Sebastião, quando os fiéis poderão deixar os alimentos em quatro pontos: na igreja Divino Espírito Santo, no Largo do Estácio, na Praça Cruz Vermelha em frente ao INCA e em dois locais em frente a Catedral na Avenida Chile.

As comemorações começam às 10 horas, com missa na paróquia de São Sebastião, na Tijuca (zona norte), que será celebrada por Dom Assis Lopes, bispo auxiliar do Rio (o cardeal Dom Eusébio Scheid se encontra em Roma). No templo, está a imagem de São Sebastião trazida em 1565 por Estácio de Sá, para a fundação da cidade.

A procissão começa às 15h30, na Igreja Divino Espírito Santo, no Estácio (zona norte), para onde a imagem será levada. De lá, os fiéis seguem até a Catedral Metropolitana, no centro. A previsão de chegada é às 17 horas, quando será encenado o "Auto de São Sebastião".