O Bispo de San Sebastián, Dom José Ignacio Munilla, advertiu que os ataque mediáticos querem desprestigiar a Igreja para afastar as futuras gerações da formação cristã; apesar da aspereza de seus métodos o efeito obtido está sendo o contrário, pois neste ano mais jovens espanhóis escolheram receber o curso de religião católica em suas escolas.

Em diálogo com o jornal espanhol La Razón, o Prelado criticou os abusos sexuais; mas disse que não duvida "de que determinados círculos laicistas e anticlericais viram uma oportunidade no pecado aberrante desses sacerdotes" para atacar a Igreja e o Papa Bento XVI. Entretanto, "a resposta impecável" do Pontífice os incomoda "porque desativa sua estratégia".

Dom Munilla explicou que embora na Espanha os casos denunciados sejam muito poucos, "a tática consistiu em ‘ligar o ventilador’, com o tal de roubar a confiança das famílias católicas para a Igreja. O objetivo é que as novas gerações não sejam educadas de forma cristã".

Entretanto, afirmou que "os ataques são tão grosseiros que provocam o efeito contrário" em grande parte da população, pois nos últimos anos as solicitudes de ingresso às escolas católicas aumentaram, assim como "o número de contribuintes da Igreja através da Declaração da Renda".

O Prelado também se referiu à importância de despertar entre os jovens a vocação à vida religiosa. Insistiu em que é necessário um autêntico testemunho dos sacerdotes; porque apesar da secularização da sociedade, o homem de hoje precisa de Deus tanto como os homens do passado.

"As aparências enganam, e a frivolidade do ocidente oculta o drama que se esconde em nosso interior. Esta convicção é fundamental: quando nos complexamos ante a secularização, nós mesmos terminamos por secularizar-nos", afirmou.